PSL desponta na intenção de votos dos eleitores catarinenses

23 Outubro 2018 17:46:00

Pesquisa realizada a poucos dias do segundo turno indica preferência pelos candidatos do Partido Social Liberal em Santa Catarina aos governos estadual e federal

Faltando poucos dias para a decisão em segundo turno das eleições gerais de 2018, o Instituto Methodus apresenta uma pesquisa de intenção de voto dos catarinenses para o governo de Santa Catarina e para a presidência da República. O estudo, contratado pela candidatura Carlos Moisés da Silva, o comandante Moisés (PSL), aponta uma larga vantagem para ambos os candidatos do PSL, tanto no cenário estadual como no nacional.

Brasil 

No primeiro cenário, sem indicação de nomes, o eleitor foi questionado sobre em quem votaria para presidente do Brasil, caso a eleição fosse hoje. As respostas espontâneas indicaram que 67% dos eleitores catarinenses votariam em Jair Bolsonaro (PSL), contra 16,8% daqueles que preferem Fernando Haddad (PT).

Estimulada

Já no cenário estimulado, quando aparecem as opções de nomes dos candidatos, a diferença é levemente maior. Para 69,18% do eleitorado o novo presidente do país deve ser Jair Bolsonaro (PSL), enquanto 17,89% indicam Fernando Haddad (PT). O número de brancos/nulos e indecisos é significativamente menor do que o indicado em pesquisas que antecediam o primeiro turno.

Se considerados apenas os votos válidos, a diferença entre os dois candidatos fica ainda mais expressiva, com 79,45% da preferência de votos para o candidato do PSL, contra 20,55% do petista.