Vereadores de Canoinhas participam de reunião sobre fechamento da Gerência de Saúde de Canoinhas

04 Abril 2018 09:59:07

Vereadores participaram na tarde desta segunda-feira, 2, na Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), da palestra e debate sobre "O impacto real na comunidade de Canoinhas e região com o fechamento da Gerência de Saúde", com o médico Dr. Antonio Vasco Magalhães Telles.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Mário Renato Erzinger (PR), vereadoras Camila Lima (MDB) e Norma Pereira (PSDB), e os vereadores Célio Galeski (PR) e Paulinho Basílio (MDB). Em importante reunião esteve presente ainda o prefeito de Canoinhas, Beto Passos; presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus; secretária municipal de Saúde, Zenici Dreher; empresários; entidades e imprensa.

A palestra iniciou com apresentação do médico Dr. Antonio Vasco Magalhães Telles relatando informações sobre o fechamento da gerência. Em seguida, servidores efetivos da Saúde na região apresentaram diversos dados sobre o trabalho da equipe que atendia os sete municípios (Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa, Porto União e Três Barras).

Entre todos os dados, a equipe falou sobre as grandes perdas da região, incluindo a Rede de Frio, que faz o armazenamento e distribuição de vacinas -recurso adquirido com projeto beneficiado pelo Governo Federal para a região de Canoinhas; fechamento do Laboratório de Entomologia, que analisa larvas de mosquito Aedes Aegypti; sobre a dificuldade que será para conseguir o Tratamento Fora de Domicilio, o TFD; demandas judiciais, acesso a consultas e tratamentos, além de outras grandes perdas.

Um dos exemplos dados pela bióloga Cristina Brandes Grosskopf é que somente me Porto União no início desse ano, já foram registrados 198 focos do mosquito, além de Três Barras e Irineópolis também terem casos confirmados de focos. A farmacêutica Francieli Costa Colla destaca que "a demanda para medicamentos, vacinas e insumos é muito grande, e podem até faltar para nossa região. Mafra dificilmente conseguirá assumir com qualidade os serviços, assim como nós também não conseguiríamos assumir a demanda da região de Mafra".

Presidente Coronel Mário Renato Erzinger (PR) fala sobre a participação dos vereadores na reunião. "Estivemos presentes em importante reunião, pois essa é uma luta de todos os vereadores. Não podemos aceitar essa grande perda para saúde da região. Vamos lutar até o fim, e fazer com que o governo estadual entenda a real necessidade da permanência da gerência de Saúde em Canoinhas".

A Câmara de Vereadores, prefeitos, ACIC, Amplanorte e empresários irão fazer uma moção de repúdio ao fechamento da Gerência Regional de Saúde. "Vamos mostrar nossa união e respeito com a comunidade, mostrando que merecemos e precisamos do trabalho de tão importante serviço de saúde", enfatiza Erzinger.

Entenda o caso

A discussão sobre o fechamento da Gerência Regional de Saúde já vem sendo defendida pelos vereadores desde quando souberam da notícia. Os vereadores Camila Lima (MDB), Norma Pereira (PSDB) e o presidente do Legislativo, Mário Renato Erzinger (PR) estiveram no dia 22 de março na Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, no momento que funcionários da Regional de Mafra realizavam a retirada de todos os documentos e materiais. Na tribuna da Câmara a vereadora Norma Pereira (PSDB), solicitou mobilização da população, recebendo o apoio de todos os vereadores.

O presidente Mário Erzinger (PR) também entrou em contato com o secretário executivo da ADR de Mafra, Abel Schroeder, que explicou que o fechamento da Regional de Canoinhas já veio estabelecida por órgãos estatais. No mesmo dia, o presidente ainda foi informado que a decisão de fechar a gerência de Canoinhas havia sido revogada, fato que no dia 26 de março veio a ser novamente mudado, com a confirmação do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, que fechou a unidade de Canoinhas.

Ainda, durante sessão no final do mês, os vereadores Célio Galeski (PSD), Paulinho Basílio (MDB) e Norma Pereira (PSDB) sugeriram que a casa enviasse requerimento ao Secretário de Estado da Fazenda solicitando dados sobre essa mudança, informando com número sobre a economia que pode acontecer com o fechamento.

Ainda durante o mês de março, todos os vereadores demonstraram apoio ao serviço prestado pelas Gerências de Saúde e de Educação, no município e toda região. Todos os vereadores se manifestaram a favor da permanência das unidades e assinaram requerimentos endereçados ao Governo do Estado, secretários estatais responsáveis, deputados estaduais e federais, e senadores da bancada catarinense, além das Câmaras de Vereadores dos municípios atendidos pelas gerências, e à Amplanorte.

No último sábado, 31 de março houve manifestação na parte da manhã no centro de Canoinhas, com a participação de servidores efetivos da Saúde e Educação do Estado. Cerca de 50 pessoas participaram do ato, que contou com a presença dos vereadores, o presidente Mário Renato Erzinger (PR); Camila Lima (MDB) e Norma Pereira (PSDB).



jornalopovo




Enquete

Como você avalia o governo do município de Canoinhas??

Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo

Apresentar resultado



Noticias de Canoinhas e região!

Rua Agenor Fábio Gomes, 371, Centro, Canoinhas - SC - (47) 3622 1029

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina