PUMA forma 217 estudantes de escolas municipais em Três Barras

06 Dezembro 2018 16:34:18

Iniciado em setembro, o Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) concluiu sua atuação com a formatura de 11 turmas dos 4° anos de escolas municipais de Três Barras.

A solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (05), no ginásio de esportes Ione Cyríaco de Souza. Parceria entre a 3ª Companhia do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o Governo do Município, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esporte, possibilitou a participação 217 crianças no projeto. 

Até chegarem à formatura, os alunos participaram de dez encontros que combinou a teoria trabalhada em sala de aula com as práticas realizadas fora das escolas. Temas relacionados à atuação da própria PM Ambiental, fauna, flora, água, preservação e proteção ambiental marcaram as atividades. 

As aulas ocorreram uma vez por semana e foram ministradas pelo major Christopher Froehner e pela sargento Rosilene Munhoz, com o apoio da professora Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, coordenadora do projeto no município. 

O esforço e dedicação dos estudantes foram reconhecidos pela PM Ambiental, durante a solenidade. Autores das melhores redações receberam medalhas. Já a aluna Angelina Bento dos Santos foi premiada com uma bicicleta, por ter sido autora da redação destaque. 

Por não estar presente no evento, a entrega foi feita de maneira simbólica a professoras e a diretora da Extensão II da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima. Em nome dos demais formandos, o aluno Guilherme Willian Ningeleski firmou compromisso em adotar as práticas aprendidas durante o programa. 

O cerimonial ainda teve a entrega simbólica de certificados a representantes de alunos e professores de cada uma das escolas participantes. 

Prefeito Luiz Shimoguiri, em nome da Prefeitura de Três Barras; Antônio Tsunoda, pela secretaria de Educação; e Maria Cristiane dos Santos Hoinasky, pela coordenação local, receberam títulos de "Amigo do PUMA" por suas contribuições na implementação e desenvolvimento do programa no município. 

O apoio incondicional que o PUMA teve nas escolas também rendeu homenagens a professores e, às diretoras, que receberam decorações confeccionadas a partir de gaiolas apreendidas em operações contra crimes ambientais. 

Em seu discurso, prefeito Luiz Shimoguiri destacou a importância do programa por ensinar valores, além de incentivar a nova geração a influenciar às demais nas questões relacionadas à preservação ambiental. "Já evoluímos alguma coisa, mas ainda há muito que fazer. Por isso, vocês (alunos) terão um papel fundamental nesse processo", observou. 

A promotora de justiça da comarca de Canoinhas, Ana Paula Destri Pavan, lembrou que uma das funções institucionais do Ministério Público é, exatamente, a de proteger o meio ambiente. Na ocasião, ela também conclamou os formandos a difundir a defesa ambiental e a buscar o apoio das entidades, sempre que for necessário. 

Já o comandante da PM Ambiental, major Christopher Froehner, disse que "rendia continência aos professores", tão importantes no desenvolvimento do projeto. Sobre a experiência vivenciada nas escolas do município, afirmou que apesar da temática trabalhada ser ambiental, a proteção das crianças é uma das prioridades. "Vou carregá-los comigo por toda minha vida", confessou. 

Autoridades como o subtenente Lauro Antônio Dias Vieira, que no ato representou o diretor do Campo de Instrução Marechal Hermes; o subtenente Willian Carlos, comandante do Corpo de Bombeiros da cidade; e o 2° sargento Reginaldo Luiz Scheuer, comandante do Grupo da Polícia Militar de Três Barras, também compuseram a mesa principal. 

Alunos premiados com medalhas 

- Bryan Michel Mircoviz (E.R.M Cyríaco Felício de Souza) 

- Fabiana Maria Warzyniaki (E.B.M Francisco Rocha) 

- Isaias Rodrigues Ribeiro (E.B.M Guita Federmann) 

- Luis Felipe Maciel Martins (E.B.M Guita Federmann) 

- Fabíola Hartinger Barbora (E.B.M Guita Federmann) 

- Renan Champoski Fernandes (E.B.M Guita Federmann)

- Sandrine Helena Gonçalves Martins (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima) 

- Lais Linkoski Padilha (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima) 

- Lariane Muniz Cornelsen (E.B.M João Pacheco de Miranda Lima) 

- Renata Aparecida Martins (E.R.M João Pedro de Oliveira) 

 Diretoras homenageadas 

- Arlete Metka Shermak (E.R.M Cyríaco Felício de Souza) 

- Ana Cristina Seben de Souza (E.B.M Francisco Rocha) 

- Cleide de Fátima Jonko Bueno (E.B.M Guita Federmann) 

- Julcemar Pires Dobrochinski (Extensão II da E.B.M João Pacheco de Miranda Lima) 

- Márcia Strapazzon Bastos (E.R.M João Pedro de Oliveira) 

Professoras homenageadas 

- Andreia Meyer Adur 

- Angelita Domingues de Oliveira 

- Lucimari Carlos de Maria 

- Luiza Bacham 

- Márcia Regina Franco 

- Viviane Ortiz Ramão 

- Maristela dos Reis Barbosa 

- Patrícia Raquel Muchinski 

- Ivete Terezinha Pacheco Carvalho Zucco 

- Silvana Cornelsen Jarschel

Imagens



jornalopovo




Enquete

Como você avalia o governo do município de Canoinhas??

Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo

Apresentar resultado



Noticias de Canoinhas e região!

Rua Agenor Fábio Gomes, 371, Centro, Canoinhas - SC - (47) 3622 1029

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina