Câmara de Três Barras recebe ofício que comunica expansão da WestRock

07 Novembro 2018 14:14:00

O vereador Laudecir José Gonçalves, o Barriga (PR), destacou o ofício recebido pela Câmara em que a empresa WestRock confirma a expansão de seu parque fabril em Três Barras. O documento era aguardado pelos vereadores, coroando um trabalho conjunto na busca pelo desenvolvimento do município.

Barriga, que também é funcionário da multinacional, comemorou: "a gente fica feliz em dar essa notícia, que é a confirmação do investimento de mais de 300 milhões de dólares em nosso município pela WestRock", complementando que "isso vai gerar empregos, vai mexer com a logística, gerar mais transporte e mais oportunidades, não só para o tresbarrense, mas também para toda a região". 

Havia muita expectativa sobre o investimento, que começou a ser estudado há alguns anos, e que teve seu projeto de expansão apresentado há pouco mais de um ano, em uma audiência pública para o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto onde também foi divulgado o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), que contou com a presença dos vereadores e autoridades do município. A realização dessa etapa, no entanto, ainda não era conclusiva. 

A confirmação veio só essa semana, com a direção da empresa garantindo o aporte dos recursos. 

Sobre a Expansão 

A WestRock anunciou a aprovação do investimento de U$ 345 milhões para a ampliação de sua fábrica de papel, localizada em Três Barras (SC). A expansão faz parte do plano estratégico de longo prazo da empresa que visa ampliar o seu negócio integrado, que a partir do início do ano que vem, passa a contar com aumento significativo de sua capacidade de produção de papelão ondulado.

Isso ocorrerá quando as operações da nova unidade de Porto Feliz - SP (estado da arte em tecnologia, inovação e nível de serviço, frutos de investimento de mais de US$ 125 milhões, em 2018) estarão em sua capacidade total: mais de 400 milhões de metros quadrados de papelão ondulado ao ano. 

Com o investimento, a empresa também mira no mercado de papel kraft de alta performance, visando atender, de forma consistente, os clientes dos mercados doméstico e de exportação. 

Com a ampliação, a Fábrica de Papel de Três Barras terá sua capacidade total de produção da linha de papéis de alta performance HyPerform de cerca de 685k metric tons ao ano (750k short tons/ano), de um total anterior de cerca de 470k metric tons/ano (520k short tons/ano). Os papéis HyPerform são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus, vindas das operações Florestais WestRock e oferecem resistência superior com gramaturas reduzidas, além de melhor uniformidade em perfis de gramatura, espessura e umidade, que juntos conferem ganhos de desempenho significativos no processo de produção. 

Os investimentos anunciados em Três Barras serão direcionados, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte a produção. 

A partir das alterações e instalações previstas na ampliação, a fábrica de papel de Três Barras aumentará a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente. Os investimentos também impactarão positivamente a eficiência energética, aumentando a autossuficiência da fábrica de 55% para 85%.

As obras da expansão iniciarão em fevereiro de 2019, com previsão de conclusão para março de 2021. 

*Com colaboração da Assessoria de Comunicação WestRock Brazil.



jornalopovo




Enquete

Como você avalia o governo do município de Canoinhas??

Ótimo
Bom
Ruim
Péssimo

Apresentar resultado



Noticias de Canoinhas e região!

Rua Agenor Fábio Gomes, 371, Centro, Canoinhas - SC - (47) 3622 1029

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina